Product Space

O Product Space é uma rede que sistematiza a ideia de similaridade entre os produtos comercializados na economia global. O conceito dessa rede apareceu pela primeira vez no artigo "The Product Space Conditions the Development of Nations",[1] escrito por César Hidalgo, Bailey Klinger, Ricardo Hausmann, e Albert-László Barabási. A rede do Product Space tem implicações consideráveis para a política econômica, pois sua estrutura se propõe a ajudar a elucidar, baseado na complexidade dos produtos exportados, o porquê alguns países passam por um crescimento econômico estável, enquanto outros se estagnam e são incapazes de se desenvolver.

Product Space

O conceito ainda foi desenvolvido e ampliado pelo The Observatory of Economic Complexity, para visualizações como Product Exports Treemaps e novos índices como Economic Complexity Index (ECI), que foram condensados no Atlas of Economic Complexity.[2] No Brasil já existem experiências exitosas no uso dos conceitos do Product Space para o mapeamento da atividade econômica do país. Nesse sentido se destaca a Plataforma DataViva, que apesar de não se limitar as visualizações provenientes desta rede, as contém em seu espectro de visualizações.

  1. C.A. Hidalgo, B. Klinger, A.-L. Barabási, R. Hausmann, Science 317 (2007).
  2. Alexander Simoes i. «The Atlas of Economic Complexity - The Book» (em inglês). The Observatory of Economic complexity. Consultado em 11 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 17 de janeiro de 2013 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search